30.3.13

Dicas para Estudantes

Imagem: Divulgação, Lucky Star

Muitas pessoas tem dificuldades para se organizar com a grande carga de estudos na faculdade e no colégio. Como eu gosto muito de organização, resolvi trazer algumas dicas que facilitam nossa vida.
 
Você sente dificuldade em se focar nas tarefas? Quando estuda, tem que voltar muitas vezes no conteúdo pois parece que não aprende na primeira vez? Talvez seu problema esteja na maneira como estuda.

A técnica "Pomodoro"

Essa técnica foi criada nos anos 80 por Francesco Cirillo. Baseada em estudos que buscam otimizar o foco e aproveitamento de tarefas, ela consiste na utilização de um "pomodoro" (o timer de cozinha em formato de tomate) para marcar períodos alternados entre o trabalho e intervalos.

São 5 passos básicos para implementar a técnica:

  • Decidir a tarefa que será realizada;
  • Configurar o timer para 25 minutos;
  • Trabalhar na tarefa até o timer tocar;
  • Fazer um breve intervalo (5 minutos);
  • A cada quatro "pomodoros" (períodos de 25 minutos) tirar um intervalo longo, de 15 a 20 minutos.

Você pode utilizar a técnica com um timer de cozinha, um despertador, alarme do celular ou fazer como eu: uso a versão digital em um aplicativo chamado Focus Booster. O mais importante é seguir as regras a risca e melhorar seu aproveitamento.

Focus BoosterDownload }

Foco!

Organize-se!

Sabia que quando mantemos um registro das tarefas que precisam ser realizadas conseguimos estabelecer prioridades e ficar de olho nos prazos? Algumas vezes manter uma agenda pode parecer difícil, mas com um pouco de prática isso se torna parte da rotina.
  • Crie o hábito de carregar uma agenda ou bloco de notas com você.
Tendo isso sempre à mão, você cria o hábito de anotar as tarefas no momento que elas são dadas. Assim, poupa tempo e mantém um registro correto de tudo que precisa saber.
  • Estabeleça prioridades.
Quando temos muitos trabalhos pra fazer, precisamos ter critérios para saber por onde começar. Observe a data de entrega, dificuldade da tarefa e quanto tempo vai levar para cumprir. Dedique-se mais a estudar para as matérias que não vai tão bem, mesmo que sejam menos prazerosas, esse esforço vai compensar no futuro.
  • Faça listas!
Agora que você decidiu o que fazer primeiro, liste tudo e vá riscando o que já concluiu. É uma recompensa boa riscar da lista aquele trabalho super chato!

Além de manter registros em papel, pra me organizar com a vida universitária eu ganhei um tablet com Android. Pesquisei vários aplicativos de organização, e o mais interessante para estudos é o School Schedule. Ele permite que você crie seus horários, coloca o telefone/tablet no silencioso no horário das aulas, permite que você arquive provas, trabalhos e notas e te avisa das datas! É muito completo e realmente ajuda a se organizar.

Horário Deluxe { Google Play }


Além disso, esse post da Melina Souza é muito bacana, sobre o mesmo assunto
Imagem: Melina Souza

O blog dela é muito fofo! Acompanho faz um bom tempo, fica a indicação pra vocês :3

Avisos

  • Revisei todas as parcerias e afiliações do blog, alguns foram excluídos, outros nunca colocaram meu link. Esses casos foram retirados dos links, pois fogem às minhas regras de divulgação. O único caso ali é o blog Biti's Place, mas a dona me avisou que está reformando e por isso o blog ficará fechado por um tempo;
  • Organizei alguns aplicativos da barra lateral pra deixar mais limpa, e passei algumas funcionalidades para a página Arquivo;
  • Criei um fanpage para o blog! Lá vou postar as novidades e também outras coisinhas :3 Se quiser me ajudar, curta!

9 comentários:

  1. Olha formei na facu, estou estudando pra concurso agora, o questão é achar um jeito de prender sua atenção, seja fazendo paradas como vc disse que muito bom, ou escutando uma boa musica, eu já tenho um jeito estranho gosto de deixar tv ligada na band news, no jornal... KKKkkk... mas é isso se foca no estudo que é o segredo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm :3 Eu gostava de estudar com música clássica, mas como na minha casa nova eu só tenho o pc pra ouvir música eu acabo me distraindo então nem fico perto :P

      Excluir
  2. Twiiii! Que post mais maravilhoso! <33
    Eu tenho um pouco de dificuldade pra executar todas as tarefas que tenho pra fazer. Isso por que eu vou muito inquieta. Eu começo as coisas e nunca termino -oi
    Gostei muito do método que você propôs, eu faço isso no trabalho. Mas geralmente eu trabalho "seguidamente" por mais tempo. Estudar no caso é um pouco diferente. Mas enfim.
    Gostei muito do seu post, vou divulgar lá no facebook do blog.

    Muitos beijos,
    UsagiQUEEN~ Otome TeaTime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil Usagi!

      Meu ritmo de estudos aumentou bastante, então tive que ir atrás de maneiras de otimizá-lo, então resolvi compartilhar :3

      Obrigada por tudo ♥

      Excluir
  3. Tenho um sério problema de concentração ;_; começo a me preparar p estudar 2 dias antes, até entrar no ritmo e criar coragem p estudar p valer. Gosto de ler em voz alta, parece q a matéria entra mais fácil na minha cabeça lenta QQQ
    adorei as dicas :3
    Hey, vc disse em um comentário lá no blog q leu o Junqueira né? IOUSDFOIAUGOAIUGOAIDG já li essa desgraça tbm. Aliás, que curso vc faz?
    desculpa a demora p responder ): estava nas festanças de páscoa QQQ me acabando nos chocolates hahaha mas já coloquei seu link no meu blog <3 bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demoro porque fico enrolando, separo várias horas a mais porque do nada, ficar olhando pro nada, lavar a louça ou brincar com meus ratos parece uma coisa muuuuuuito interessante (chamo isso de escapismo pré-prova).

      Faço Biomedicina, livrinhos bem curtos e básicos (KIDDING) >:

      Mas vale a pena, tô gostando muito, mesmo tendo que estudar todo dia o 3o

      Enfim, obrigada! Beijão ♥

      Excluir
  4. Ótimas dicas, bem que eu queria ser organizadinha desse jeito, mas toda vez que eu tento fica tudo uma baderna de novo hahahaha Lindo o blog, seguindo ><
    sorrisomet4lico.blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn :( É preciso ter persistência, sempre se esforçar no começo que depois vira um hábito e tudo é mais fácil!

      Obrigada e beijos ♥

      Excluir
  5. Esse foi o primeiro post que li no seu blog, me ajudou muito. Obrigado! :D

    Já inclui dois animes que você recomendou pra assistir!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o Ikigai-Don ♥

Seu comentário é muito importante. Você pode enviar sugestões de postagens se quiser!

• Lembre do bom senso na hora de comentar. Adoro receber elogios e críticas, mas por favor, seja educado comigo e demais leitores;
• Você também pode entrar em contato aqui;
• Deixe seu link nesse formato: <a href='Link'>Nome</a>

Obrigada! *^*